Os Plátanos da Serra Gaúcha

Imagine uma rua coberta por folhas secas, como um tapete colorido de tons de amarelo, vermelho e cor de ferrugem. Costumamos ver essas folhas em filmes estrangeiros, mas esse cenário de outono talvez esteja um pouco mais perto do que pensamos.

Marca registrada da Serra Gaúcha, os plátanos decoram a Rota Romântica formada por estradas sinuosas que levam à cidade de Gramado. Suas folhas formam o tapete de entrada de Nova Petrópolis, cidade conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha.

Os plátanos foram trazidos por imigrantes europeus que se estabeleceram no sul do Brasil durante o século XIX. A espécie pode ser encontrada na faixa que se estende da capital Porto Alegre, passando pelo Vale dos Sinos e subindo a Serra Gaúcha, chamada de Rota Romântica.

No Vale dos Vinhedos, os plátanos foram usados para fixar os arames que sustentavam os parreirais conduzidos em latada, um antigo sistema de vinicultura.

Plátanos são árvores de grandes dimensões, de tronco reto e copa densa, podendo chegar a 30 ou 40 metros de altura. A árvore projeta uma larga sombra, tornando-se perfeita para se ter no jardim. Mas o verdadeiro encanto do plátano está em suas folhas, que mudam de cor de acordo com a estação. É essa característica que torna o cenário da Serra Gaúcha diferente em cada estação do ano.

A sombra do plátano aguarda por você na área de descanso próxima à recepção do Hotel Pousada dos Plátanos. Localizado a 5 min do centro de Nova Petrópolis, cidade tipicamente alemã, o hotel está a curta distância de Gramado e Caxias, na Serra Gaúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *